A gestão de estoque exige organização, planejamento e treinamento da equipe. Assim, o material consignado hospitalar desponta como uma solução que potencializa resultados para clínicas e hospitais.
Ao optar por esse regime de compra de suprimentos, a clínica preserva o seu capital de giro e garante o fornecimento contínuo de produtos descartáveis, cuja demanda é alta e com fluxo intenso.
Se você quer entender melhor por que é interessante manter um estoque consignado em sua clínica, continue acompanhando.
Qual a importância de realizar a gestão de produtos descartáveis em uma clínica?
A gestão de estoque é um dos pontos de maior atenção em uma administração clínica ou empreendimento. Afinal, a disponibilidade e qualidade dos materiais e equipamentos necessários à realização dos procedimentos é essencial para garantir a excelência do tratamento.
Especialmente no caso de produtos descartáveis, que têm um alto fluxo de utilização dentro da clínica, o controle exige planejamento e muita organização. Caso contrário, pode haver falta de suprimentos para cirurgias de urgência ou perda de material , gerando gastos desnecessários e comprometendo o desempenho médico.
Quais as vantagens de manter material consignado hospitalar?
Dessa maneira, o estoque consignado se apresenta como uma alternativa interessante para médicos que valorizam a tradição e buscam sempre por qualidade e excelência em seus procedimentos, mas que, pela agenda apertada não tem tempo para se dedicar à gestão do estoque de descartáveis. A consignação é o regime no qual o fornecedor disponibiliza uma quantidade produto por meio de um estoque dedicado dentro da clínica, para serem vendidos quando o paciente necessitar.
Além de reduzir custos e garantir a disponibilidade do material, essa estratégia evita compras não planejadas de última hora, bem como interrupções no fornecimento. Abaixo, listamos as principais vantagens do modelo em questão.
Redução de custos operacionais
Para começar não há a necessidade de investir em um volume de produtos sem a garantia de que serão necessários, ou seja, antes da realização dos procedimentos. Além de melhorar o fluxo de caixa, o modelo evita desperdício e compras não planejadas com valores acima do mercado, taxa de urgência, desmarcação de cirurgias e etc.
Maior dinamismo no controle
O controle do estoque se dá de forma mais dinâmica, uma vez que os produtos podem ser repostos à medida que são utilizados. Em um modelo tradicional é preciso calcular a demanda e garantir estoques maiores para supri-la, além de planejar a reposição com antecedência, já que será preciso cumprir o processo de compra.
Por que ter uma empresa especializada como parceira?
Um ponto essencial do material hospitalar consignado é poder contar com um parceiro na gestão do estoque. Para isso, é essencial investir em uma empresa especializada que possa não apenas oferecer produtos de qualidade superior, mas também auxiliar em relação a demandas e oferecer suporte técnico à clínica.
A Handle se posiciona dessa forma, colocando suas soluções e sua equipe à disposição de seus parceiros, com o objetivo de potencializar os resultados.
O gerenciamento do material consignado hospitalar é de suma importância para a qualidade do atendimento oferecido em uma clínica. Assim, mais do que garantir a eficiência dos processos e realizar inventários periódicos, é importante contar com fornecedores qualificados.
Agora que você já conhece as vantagens do estoque consignado em ambiente hospitalar, entre em contato conosco e conheça melhor as nossas soluções.