Compliance médico: a relação médica com a ética

A área de saúde está entre os segmentos nos quais a busca por sucesso profissional precisa estar sempre em sintonia com práticas dignas e alinhadas com os princípios mais rígidos da moral humana. Diante dessa realidade, entender melhor o que é o compliance médico pode ser muito importante.

A ética nesse ramo está diretamente ligada com uma série de normas, regulamentações, políticas e diretrizes que contribuem para a promoção de um comportamento honrado e incorruptível, mas sem fugir da realidade que o mercado atual impõe. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse tema!

Afinal, o que é compliance?

A palavra compliance tem a sua origem na língua inglesa, mais precisamente no verbo “to comply”, que quer dizer algo como “agir de acordo com as regras”. Em linhas gerais, é um termo empregado quando se deseja expressar conformidade com regulamentos, regimentos, normas e até mesmo leis, sejam elas externas ou internas.

No mundo corporativo, o compliance buscava atender aos normativos de órgãos reguladores, de acordo com as atividades desenvolvidas pelas empresas, reforçando a importância da consultoria ou até mesmo da implementação de uma assessoria jurídica, uma vez que os profissionais da área têm a expertise na interpretação dos instrumentos legais.

O que é compliance médico?

Da mesma maneira que ocorre no universo corporativo, o compliance médico remete ao cumprimento de normas, regulamentações, políticas e diretrizes. Ao estar em compliance com as boas práticas e padrões existentes nesse ramo tão importante, um médico ou uma clínica tende a ter maior destaque, recebendo o reconhecimento do mercado.

Além disso, como vivemos em tempos de alta competitividade, em que o empreendedorismo é crucial para ter sucesso, o compliance médico pode proporcionar outros benefícios importantes, tornando-se uma vantagem competitiva e facilitando a conquista de descontos em linhas de crédito e melhores retornos dos investimentos.

Qual a relação de compliance e ética médica?

Como na medicina tudo costuma ser diferente dos outros setores, não podemos deixar de observar que existe uma forte relação entre o compliance médico e a moral profissional. O cumprimento de normas e regras para o médico deve incluir, invariavelmente, as diretrizes do seu Conselho, bem como as alíneas do Código de Ética Médica.

Vale lembrar que, para que você esteja em total compliance, é imprescindível buscar parceiros, colaboradores, equipes e fornecedores que também tenham uma visão ética. Ao adotar e exigir uma postura de integridade, até mesmo na cultura da organização, a credibilidade é conquistada junto aos pacientes e, inclusive, diante da concorrência.

Além disso, vale ressaltar que o Código de Ética Médica foi atualizado recentemente, tendo entrado em vigor no dia 01 de maio de 2019. Esse tipo de atualização não ocorria desde o ano de 2009, o que apenas ressalta a importância das mudanças propostas, que deixam a profissão em melhor sintonia e consonância com a sociedade contemporânea.

Gostou de aprender mais sobre o compliance médico? Quer adquirir os melhores equipamentos para a sua clínica com um fornecedor que valoriza as boas práticas do mercado? Então entre em contato com a nossa empresa para que possamos ajudá-lo no que for necessário!