Diagnóstico de infertilidade: qual a importância do exame de imagem?

A infertilidade é um problema que afeta diversas pessoas no mundo, o que acaba trazendo muita frustração para quem deseja ter filhos. Entretanto, já é possível obter o diagnóstico de infertilidade ainda a tempo de começarem tratamentos que podem reverter a situação.

Neste texto, você conhecerá as principais causas da infertilidade, além de entender a importância de um diagnóstico de imagem para encontrar a causa desse problema e solucioná-lo o mais rápido possível.

Quais as principais causas da infertilidade?

A infertilidade é um problema que pode ter diferentes causas, tanto para homens quanto para mulheres. Entender as principais causas desse problema serve de auxílio para alcançar as chances de cura, além de indicar o tratamento adequado.

Distúrbios hormonais

Umas das principais causas para a infertilidade são os distúrbios hormonais, principalmente os relacionados ao estrogênio e a progesterona. Além disso, problemas psíquicos, como estresse e até mesmo o excesso de exercício físico, podem provocar infertilidade.

Uretrite

A Uretrite é uma infecção da uretra, o canal no qual saem a urina e o sêmem do homem, sendo causada principalmente por relações sexuais desprotegidas. As pessoas que possuem essa doença têm grandes riscos de ficarem inférteis.

Infecção nas trompas uterinas

A infeção nas trompas também é outra doença que pode dificultar a gravidez, já que a doença impede que o óvulo chegue até o útero para ser fecundado. A doença pode ocorrer em ambos os ovários.

Epididimite

A epididimite é uma inflamação que atinge o epidídimo, um duto estreito no qual os espermatozoides passam durante o processo de maturação. Ela pode ser adquirida tanto por meio de uma IST (infecção sexual transmissível) ou por uma infecção no trato urinário ou próstata, que podem acabar se espalhando para o local.

Má formação do útero

Existem diversas formas de malformação no útero, sendo que ela é resultado da adição de um pequeno septo dentro o órgão, até a sua duplicidade. Em alguns casos, o problema não causa infertilidade, porém acomete em uma gestação de risco para o bebê e a mãe.

Qual a importância do exame de imagem no diagnóstico de infertilidade?

Agora que você conheceu algumas das doenças que podem causar infertilidade em homens e mulheres, está na hora de entender a importância do exame diagnóstico de imagem, que é rápido e possibilita até mesmo reverter a situação. Vejamos algumas de suas vantagens.

Resultado preciso

Os resultados dos diagnósticos de imagem são bastante precisos, permitindo ao médico ver com clareza o atual estado dos órgãos, conseguindo, assim, oferecer um tratamento adequado.

Procedimento não invasivo

Um outro benefício de se realizar o diagnóstico de imagem é o fato de o seu procedimento não ser invasivo, ou seja, não é preciso fazer cortes ou inserir tubos nos órgãos reprodutores, pois é possível ter uma visão clara deles apenas com as imagens.

Exame rápido

Geralmente, o tratamento e a emissão dos resultados em diagnósticos de imagem ficam prontos no mesmo dia, assim, diminui-se a ansiedade do paciente, que quer saber se há algo inadequado com o seu corpo, além de permitir que o médico possa fazer uma análise mais rápida.

Quais os riscos para à saúde dos pacientes?

Com a descoberta rápida da doença que esteja impedindo uma pessoa de ter filhos, mais ágil será o tratamento, aumentando consideravelmente as chances de cura, tanto em doenças mais graves quanto nas mais simples.

Antigamente, os processos de radiografia exalavam uma grande quantidade de elementos tóxicos no corpo do paciente e, quando feitos com frequências, até mesmo incentivavam o aparecimento de doenças graves, como o câncer. Atualmente, esse impacto é mínimo, se transformando em um procedimento bastante seguro.

Assim, conhecendo a principais causas e a importância de um disgnóstico de infertilidade, você poderá aumentar as suas chances de cura. Com a Handle você contará com produtos de alta qualidade para o diagnóstico por imagem, além de consultoria de performance, calendário de meios de cultura e rastreabilidade técnica, garantindo o ganho de eficiência nesse tipo de tratamento.

Está preparado para formar uma família? Então veja o que a Handle pode lhe oferecer para alcancar o seu sonho!