Fertilização in vitro: o que é necessário para realizar o procedimento?

A Fertilização in Vitro é uma das modalidades de reprodução humana mais demandas na atualidade. Todavia, é fundamental que o embriologista mantenha no laboratório, os equipamentos e materiais descartáveis de boa qualidade para aumentar as taxas de efetividade.

Além disso, é importante estar atento às inovações tecnológicas da área para garantir procedimentos mais seguros, realizados mediante controle de qualidade físico-químico e microbiológico das amostras coletadas.

Quer saber quais sãos os equipamentos essenciais para executar Fertilização in Vitro de forma adequada? Então, não deixe de ler este post!

Entenda a funcionalidade dos materiais descartáveis

Os materiais descartáveis devem ser registrados nos órgãos fiscalizadores que já evidenciaram as condições de boas práticas de fabricação. No entanto, o embriologista deve fazer análises técnicas em relação ao fabricante. A seguir, daremos alguns exemplos.

Incubadora

A incubadora é o equipamento que mantém a viabilidade da cultura dos embriões humanos. Medição da temperatura interna, ajuste de hora e data para configurar um evento e possibilidade de fazer uma representação gráfica dos dados são itens considerados funcionalidades básicas.

Outras especificidades incluem a gravação digital, tamanho compacto para se adaptar a diferentes laboratórios clínicos, controle por microprocessador e garantia das peças de vida útil do equipamento.

Agulha single lúmen para aspiração de ovócitos

Esse material é usado para aspiração dessas células germinativas e, portanto, deve ser em aço inoxidável estéril e com acessórios resistentes que facilitarão esse processo. Deve ter também encaixe do tipo Luer Lock, considerada a conexão mais segura.

Outros componentes incluem a rolha, que facilita a conexão com a bomba de vácuo, a linha de aspiração, tubo de lavagem, manopla e tubo termoretrátil, que devem ser de material recomendado e resistente em suas funções.

Além disso, o embriologista deve avaliar o tipo de agulha que será adquirida devido aos diferentes calibres, comprimento de agulha e da linha de aspiração que são serão determinadas conforme o tipo de procedimento.

Cateter para inseminação intra-uterina

Artefato de grande utilidade, pois se destina a inserção dos espermatozoides previamente lavados na cavidade uterina da mulher. Possui uma extremidade mais robusta para fixar na seringa de deslizamento padrão.

Após a aquisição, os embriologistas devem seguir as recomendações do fabricante para introduzir corretamente no paciente em posição supina e descartar todo o conjunto após a utilização.

Conjunto de transferência transmiometrial de embriões

É composto por uma agulha de 32,5 cm de comprimento e 19 Gauge, cateter de transferência, manopla, cânula á vácuo e estilete, que será removido após o posicionamento correta da agulha. Esse conjunto serve para transferir os embriões que estão armazenados in vitro para a cavidade uterina, na impossibilidade de transferir diretamente por via transcervical padrão.

Meios de cultura

Apesar de não ser considerado um material médico, os meios de cultura são importantes para manter a vitalidade dos espermatozóides e oócitos, promovendo assim taxas de fertilização mais efetivas.

São ricos em glicose e aminoácidos não essenciais que garantem um eficiente metabolismo e zigotos viáveis. Podem ter adição de albumina e gentamicina que conferem mais resistência às células e diminuem os índices de contaminação respectivamente.

A Fertilização in Vitro é um método de reprodução assistida que requer equipamentos e materiais médicos específicos para essa finalidade. Ademais, deve contar com embriologistas treinados a monitorar os processos de viabilidade e manutenção das células antes de serem implantadas no útero da futura gestante.

Agora que já compreendeu a importância de alguns materiais citados, entre em nossa página e confira mais opções de fertilidade!