Manuseio de equipamentos hospitalares e clínicas: entenda a importância do onboarding

O manuseio de equipamentos hospitalares requer conhecimentos sobre o funcionamento dessas tecnologias, avaliação de situações que exijam ajustes ou conserto imediato, além da análise do impacto na produtividade dos serviços clínicos executados.

Para tanto, é essencial que as instituições de saúde tenham em seu quadro de funcionários indivíduos capazes de entender a complexidade desses equipamentos ou recrutar treinamento para a capacitação destes funcionários.

Por isso, se quiser ficar por dentro da importância do onboarding para manuseio de equipamentos hospitalares, fique por aqui e saiba mais!

Maior segurança para execução das atividades clínicas

A utilização de equipamentos hospitalares é uma tarefa complexa, pois é fundamental conhecer o embasamento teórico dos procedimentos a serem realizados e, em seguida, dominar as funções de cada aparelho.

No entanto, muitos funcionários, apesar do conhecimento teórico adquirido, não possuem destreza para a prática, o que pode gerar insegurança durante a execução e comprometer a função diagnóstica dessa tecnologia.

Pensando nessa demanda e na dificuldade em destinar um funcionário para realizar um treinamento superficial, muitas empresas já estão optando por obter essa capacitação dos fornecedores como uma forma de prestação de serviços.

Preservação adequada dos equipamentos

Os equipamentos são aparelhos com alta sensibilidade e especificidade, por isso devem ser manuseados por pessoas com treinamento destinado para entender a funcionalidade plena dessas tecnologias.

Um dos conhecimentos de grande relevância para manter a estabilidade, calibração e durabilidade dessas ferramentas é o controle das variáveis ambientais que podem influenciar nesse processo, como umidade, temperatura e sobrecarga de energia.

Todavia, mesmo aqueles funcionários que conhecem sobre o manuseio de equipamentos hospitalares podem ter receio de alterar algum parâmetro relacionado à preservação e causar problemas.

Por isso, as empresas fornecedoras desses produtos optam, em comum acordo com a instituição clínica solicitante, por realizar orientações relacionadas à prevenção dos equipamentos em questão.

Prevenção de erros nas medidas avaliadas

O manuseio de equipamentos hospitalares deve contemplar o processo de calibração periódica daquelas peças que fazem parte da vida útil da tecnologia, identificação de pontos de ineficiência e avaliação das ocorrências que geraram o erro.

Sendo assim, é de fundamental importância que os gestores autorizem programas institucionais, financiamento, e outros tipos de subsídios para facilitar a identificação precoce dos erros e evitar danos ao paciente.

Felizmente, algumas empresas fornecedoras de equipamentos já demonstram interesse em formalizar consultoria e treinamentos, contemplando assuntos relacionados desde aos critérios de prevenção quanto do manuseio correto dessa tecnologia.

Sendo assim, é possível prevenir alguns erros, capacitar a equipe para se atentar a qualquer eventualidade e propor medidas que assegurem a utilização dos equipamentos sem maiores intercorrências.

A Handle como solução de onboarding

Considerando que o manuseio de equipamentos hospitalares exigem treinamento contínuo e conhecimentos atualizados dos funcionários, a Handle tem ofertado esse trabalho in loco.

Isso significa que a utilização dos equipamentos poderá ser acompanhada pelo processo de instalação adequada e pelo monitoramento da vida útil do aparelho, além da avaliação contínua de aprendizagem dos funcionários.

Esse objetivo está em conformidade com as práticas de onboarding, em que o treinamento in loco é mais efetivo quando realizado por uma consultoria especializada do que as orientações repassadas pelos funcionários que ali trabalham.

O manuseio de equipamentos hospitalares é uma tarefa desafiadora que demanda conhecimentos atualizados, experiência prática e que as dúvidas sobre funcionamento e prevenção sejam sanadas o mais rápido possível. Por isso que empresas como a Handle, são aptas a fornecer esse tipo de serviço, pois são referência na área clínica.

Se você quiser saber mais sobre essa atividade, entre em contato conosco e descubra os serviços que podemos oferecer!