O que considerar ao escolher produtos descartáveis hospitalares?

O que considerar ao escolher produtos descartáveis hospitalares?

A taxa de sucesso em procedimentos hospitalares depende de uma série de fatores. Participam dessa equação, por exemplo, a infraestrutura do local, a experiência técnica dos profissionais e as condições prévias do paciente. No entanto, quem trabalha na área sabe que a escolha de descartáveis hospitalares é decisiva no desfecho desses procedimentos.

Além de trazerem mais conforto para o profissional, eles também influenciam diretamente na qualidade do serviço. Por esse motivo, problemas como taxas de infecção e reinternação, estão relacionadas com esses materiais.

Para saber mais sobre as boas práticas na escolha de descartáveis hospitalares, continue lendo o post!

Qual a importância de escolher descartáveis hospitalares de qualidade?

Quando pensamos na qualidade de descartáveis hospitalares, logo lembramos daquela luva que rasgou logo na primeira tentativa de colocá-la. Esse é um exemplo corriqueiro que ilustra como o tempo pode ser desperdiçado com materiais de baixa qualidade. Tratando-se de ambientes hospitalares, no entanto, essa importância vai além.

Imagine, por exemplo, um profissional que trabalha na área de fertilidade. O trabalho é extremamente delicado, de modo que uma pipeta ineficiente pode comprometer todo o processo.

Para se ter ideia, a American Pregnancy Association considera a taxa de sucesso da fertilização in vitro entre 13 e 43%. Esse é um valor ainda considerado relativamente baixo, de modo que todos os fatores que o diminuem devem ser minimizados.

Para procedimentos cirúrgicos, não é diferente. Se você atua na urologia, por exemplo, certamente já teve a oportunidade de operar com produtos da Cook Medical. Alguns deles contam com a tecnologia de hidrofilia, que facilita o deslize do fio guia dentro do cateter. Isso torna a operação mais segura e ágil, dando maior conforto ao cirurgião e reduzindo a chance de algum desfecho negativo. Microtraumas, insucesso na retirada de cálculos e infecções fazem parte dos riscos de um material inadequado.

O que levar em consideração na escolha?

Comecemos pelos pontos básicos: no momento da compra de um descartável hospitalar, sempre confira o registro na ANVISA e a capacidade de entrega dentro do prazo. O registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária é um parâmetro nacional de certificação de qualidade.

Apostando em produtos que o garantem, você pode estar certo de que eles já passaram por um controle rigoroso de qualidade. É importante lembrar que, atualmente no mercado, vários produtos importados ainda circulam sem esse registro.

A entrega dentro do prazo está relacionada com o controle de estoque, fundamental para procedimentos hospitalares. Afinal, a falta de materiais pode ser crucial em algumas áreas, a fertilidade, por exemplo, deve contar com um cronograma rigoroso de atividades. Portanto, não comprometa os resultados da sua instituição com uma entrega deficiente.

Falando da decisão entre descartáveis hospitalares, existem dois principais parâmetros a serem levados em consideração: o custo-benefício e o risco-benefício. Confira, a seguir, algumas informações sobre eles.

Custo-benefício

Muito conhecido dentro e fora da área da saúde, o custo-benefício visa a comparação entre essas duas características. Como no caso de comprar uma luva descartável, o que é barato pode sair caro. Luvas de má qualidade tendem a rasgar com mais facilidade, fazendo com que você tenha que utilizar outra. Por isso, pacotes de qualidade inferior tendem a ser consumidos mais rápido e levar a uma compra mais frequente.

No entanto, o ambiente hospitalar coloca outros fatores nessa equação. Suponha que, devido ao uso de materiais de má qualidade, uma cirurgia seja má-sucedida. O pós-operatório ainda vai requerer recursos, como consultas e alocação de Duplos J. Além disso, a cirurgia deverá ser realizada novamente em dois ou três meses. Todo esse processo gera um gasto ainda maior — que deve ser levado em consideração para calcular o custo-benefício.

Risco-benefício

O risco-benefício diz respeito à segurança que os materiais hospitalares trazem ao paciente. Nesse caso, geralmente comparamos os equipamentos descartáveis com os não-descartáveis, pois os primeiros vêm embalados, já tendo passado por um processo de esterilização e vedação industriais. Portanto, eles podem ser desembalados no momento do procedimento e já ser imediatamente utilizados.

Em materiais não-descartáveis, esse processo deve ser realizado dentro do próprio hospital. Isso traz maiores custos à instituição, além de aumentar o risco de infecções. Afinal, o processo de esterilização industrial é mais potente e garante um rígido controle de qualidade. Por isso, o risco-benefício de descartáveis é superior e traz uma maior segurança para o paciente.

Quais são os diferenciais da Handle?

Se você está procurando um fornecedor de produtos descartáveis hospitalares de qualidade, a Handle pode ajudar você. No entanto, não nos limitamos à venda de equipamentos e materiais. Nós, da Handle, acreditamos que o processo de atenção ao paciente deve e pode ser compartilhado. Por isso, estaremos ao seu lado em todas as etapas que envolvam nossos produtos.

Durante procedimentos, existem questões que indubitavelmente surgirão com um novo material: conhecer as indicações para o uso extratores em aço ou nitinol, por exemplo, ou saber em qual momento se deve usar um dilatador balão ou sequencia. Em alguns fornecedores, essas perguntas podem simplesmente ficar no ar, mas com a gente não.

Contamos com uma equipe especializada, pronta para atender todas as suas dúvidas antes e durante o procedimento. Você não precisará se preocupar com o treinamento dos novos materiais ou com burocracias como documentação.

Temos orgulho de apresentar o que há de melhor no mercado. Para isso, trabalhamos exclusivamente com a linha de urologia e fertilidade da Cook Medical, o que, convenhamos, fala por si só. Se você já experimentou esses materiais, então sabe como sua qualidade se destaca. Caso ainda não teve a oportunidade, essa é a hora de conhecer o melhor que a tecnologia tem a oferecer nos descartáveis hospitalares.

Por fim — mas não menos importante — acreditamos que o compromisso e a pontualidade são fundamentais em qualquer negócio. Por isso, nosso setor de logística é muito bem estabelecido no mercado e atendemos todo o território nacional. Quando você compra conosco, pode se tranquilizar em relação ao prazo de entrega.

Se você tem interesse em firmar uma parceria não apenas comercial, mas também profissional, então não perca tempo e entre em contato conosco! Estamos prontos para tirar qualquer dúvida que você tiver sobre o nosso serviço.

Deixe um comentário