SISTEMA DE ASPIRAÇÃO FOLICULAR PARA REPRODUÇÃO HUMANA



A aspiração folicular consiste na coleta de oócitos da paciente que recebeu medicação para estimulação.  O objetivo do procedimento é coletar todos os oócitos da paciente minimizando danos e o estresse e em seguida, cultivá-los em laboratório para produzir embriões viáveis.  

Porém existe um grande desafio: o complexo cumulus-oócito (COC) é extremamente sensível à perturbação ambiental, tais como mudanças na temperatura, pH e osmolaridade, bem como trauma físico.

Por isso, o processo de aspiração requer toda a atenção para garantir que os oócitos não sejam danificados ou resfriados durante a coleta.

Como uma única célula, o oócito é mais vulnerável à danos e é potencialmente frágil. Sendo assim, anormalidades em sua integridade podem estar relacionadas a diversos fatores:  fertilização falha ou anormal, morte do embrião, embrião fragmentado, aborto espontâneo e doença hereditária.

O estresse é inevitável

A aspiração dos oócitos e a cultura in vitro irá expor oócitos e embriões a mudanças ambientais, porém diminuir esse estresse é condição fundamental para a sua preservação.

Conheça os principais aspectos que podem influenciar negativamente na qualidade dos oócitos e consequentemente na qualidade dos embriões.

Temperatura

Oócitos submetidos a temperaturas ≤ 32 ° C. tem sua configuração genética afetada negativamente e podem produzir embriões com aneuploidia, que é a anormalidade no número de cromossomos. Se houver um dano nesse processo, os embriões provenientes desses oócitos podem ser afetados geneticamente.

O resfriamento é uma das principais causas da diminuição da viabilidade do oócito e do embrião pois eles lutam para manter a função metabólica correta e homeostase (equilíbrio).

O aspirado folicular pode perder até 12 ° C durante a viagem da paciente para tubo de ensaio e mais perda de temperatura poderá ocorrer devido:

    – Ao tempo necessário para aspiração e o tempo para lidar com o aspirado;

    – A baixa temperatura ambiente;

    – A não utilização de aquecedores de tubo de ensaio.

Ações importantes para a manutenção da temperatura durante a aspiração:  

  • pré-aquecer as agulhas de coleta de oócitos;
  • lavar a linha e a agulha de coleta do oócito com meio de cultura para aspiração de folículo, aquecido à 37 °C
  • tubos de coleta com meio aquecido à 37 °C para aspiração de folículos
  • aumentar a temperatura ambiente na sala de cirurgia para > 25 °C;
  • usar um aquecedor de tubos de coleta para evitar mais resfriamento do aspirado

Consequências da mudança de pH durante a aspiração

Os oócitos são sensíveis a flutuações de pH. Os oócitos humanos e embriões precoces podem se recuperar em um meio mais alcalino, mas são totalmente incapazes de regular o choque ácido em qualquer estágio de desenvolvimento até o blastocisto.

Osmolaridade

A osmolaridade é o equilíbrio de sais e nutrientes no meio de cultura.

Os oócitos são sensíveis a mudanças na osmolaridade, o que pode causar encolhimento, se os mesmos estiverem em uma solução mais concentrada e inchaço, se estiverem em uma solução menos concentrada.

Daí a importância de um meio de aspiração de folículo específico para essa função, que mantém a homeostase dos oócitos em uma solução equilibrada.

Trauma físico

Trauma físico pode também deformar os oócitos.

Para reduzir este tipo de evento, varias ações devem ser observadas, porém, o mais importante é usar uma bomba de aspiração que forneça e mantenha um fluxo consistente, usar agulhas com linhas de aspiração sem alterações no diâmetro do lúmen para reduzir o potencial de turbulência bem como usar tubulação de PTFE resistente a dobras para reduzir a deformação do lúmen.

Vários fatores podem contribuir para um sistema de aspiração folicular eficiente. Conheça os principais deles:

Agulhas de aspiração de oócitos

As agulhas de aspiração são muito importantes também no procedimento de aspiração folicular. É necessário ter um bisel suave e atraumático para oferecer mais conforto para a paciente, lúmen consistente para evitar turbulências e traumas, além de serem ecogênicas para que o profissional saiba exatamente onde a ponta da agulha está situada, trazendo segurança para seu procedimento e para a paciente.

Bomba de aspiração

bomba_de_aspiracao_vacuo_cook_medical

A bomba de vácuo para aspiração folicular precisa ser projetada e calibrada especificamente para aspiração de oócitos humanos. Um equipamento com fluxo contínuo, regulado e preciso é a chave para se recuperar o maior número de oócitos em condições ideais.

É importante também ter uma linha de vácuo descartável com filtro hidrofóbico para proteger a bomba de aspiração de contaminações bem como contaminação cruzada entre pacientes.

————————————————————————————————————————

Desde 1980, a Cook é pioneira no desenvolvimento de produtos de alta qualidade para aspiração a fim de preservar a integridade e capacidade de desenvolvimento de cada oócito.  A Handle, distribuidora exclusiva da Cook para Reprodução Humana, possui uma linha completa para uma aspiração bem sucedida do maior número de oócitos em condições ideais.

Fale com um de nossos consultores