Por que se preocupar com o transporte de produtos para clínicas?

Trabalhar na área clínica requer bastante atenção, principalmente com relação à higiene do local, dos equipamentos e também com a qualidade e integridade dos produtos utilizados. Essa não deve ser uma preocupação somente da instituição, mas também das empresas fornecedoras que farão a entrega dessas mercadorias até o cliente final, sendo sua responsabilidade entregá-los em perfeitas condições.

Neste texto, você entenderá qual a importância do transporte de produtos para clínicas, como a Handle faz o monitoramento da cadeia de frio e porque é importante fazer essa verificação. Acompanhe e boa leitura!

Por que o transporte de produtos para clínicas deve ser adequado?

A área da saúde é um setor que requer bastante atenção, já que as mercadorias e os materiais precisam atender a características específicas que garantam a sua qualidade e eficiência nos procedimentos em que serão utilizados.

De acordo com a equipe da Handle, “as transportadoras precisam estar licenciadas junto à Anvisa e Vigilância Sanitária local, bem como possuírem um Responsável Técnico, para entregarem esses produtos. Os veículos precisam atender às condições de higiene e limpeza, além de uma série de exigências para que um transportador seja qualificado pela Handle”.

Mercadorias que necessitam de um cuidado especial com a temperatura são as que mais precisam de cuidados ao serem transportadas, afinal, caso entrem em contato com um ambiente mais frio ou mais quente do que o ideal, poderão perder sua eficácia e qualidade. “Nosso foco maior para um cliente na fertilidade é a cadeia de produtos refrigerados. Eles precisam estar na temperatura entre 2 e 8 graus até chegar ao cliente. O produto deve estar pronto para uso”, conta a empresa.

Estragar as mercadorias durante a etapa de transporte pode gerar grandes prejuízos para a empresa, já que deverão ser entregues novos produtos para os clientes, enquanto que os danificados serão descartados.

Como é possível utilizar a rastreabilidade da temperatura para garantir a qualidade dos produtos?

Todos os locais pelos quais o produto precisa passar devem garantir a continuidade da cadeia de frio, incluindo os aeroportos, armazéns, portos, caminhões etc. É dever da Handle verificar e se certificar de que esse aspecto está sendo cumprido.

Uma das maneiras de garantir que os itens sensíveis à temperatura cheguem em perfeitas condições até o consumidor é utilizando a rastreabilidade desde o fabricante até as dependências da Handle. Para isso, é utilizado um equipamento de datalogger, que consegue monitorar a temperatura que o produto foi submetido durante o transporte. Já para o transporte nacional, a Handle realiza a qualificação térmica de suas caixas térmicas, e a partir dos resultados obtidos, consegue decidir qual o melhor acondicionamento para determinada carga.

E quais os benefícios?

Com isso, é possível garantir que as mercadorias consigam se manter na temperatura adequada durante todo o trajeto, até mesmo em viagens longas, assim a cadeia de frio é mantida conforme as boas práticas de distribuição e transporte. Grande parte desses itens precisa se manter em uma determinada temperatura para garantir a sua funcionalidade e/ou eficiência, caso o contrário, poderão gerar efeitos negativos ou até mesmo não surtir o efeito esperado. .

Para a empresa, é muito importante que todas as caixas sejam qualificadas, já que esta é uma maneira de deixar os clientes mais seguros quanto à qualidade do produto que será entregue.

O prazo de entrega é outro fator muito importante para a eficiência da cadeia de frio , já que certas mercadorias  possuem o prazo de validade muito curto e, como parte desse período é gasto no transporte, este precisa ser feito o mais rápido possível.

Outro fator que pode auxiliar ou prejudicar a integridade dos produtos clínicos é a qualidade das caixas de transporte. É muito importante que os produtos sejam armazenados em  caixas que mantenham suas características de qualidade durante o transporte. Importante lembrar que o manuseio das caixas durante o transporte também é de extrema importância.

Montagem das caixas térmicas para envio de produtos refrigerados.

Por que é importante escolher um bom fornecedor?

Como é possível perceber, é importante escolher um fornecedor qualificado no momento de  fazer a compra e entrega de mercadorias frágeis, já que as consequências das mercadorias ruins poderão ser sentidas na sua clínica.

Além disso, utilizar itens danificados e de qualidade duvidosa pode comprometer os processos da clínica, gerando perda de credibilidade junto aos clientes, além da empresa precisar desembolsar mais dinheiro para a compra de novos produtos ou esperar por uma nova entrega do fornecedor atual, o que poderá atrasar e comprometer os procedimentos médicos da clínica.

É importante sempre pesquisar os fornecedores disponíveis para esse fim, recolhendo feedbacks de clientes e analisando a reputação dessas empresas no mercado. Com isso, as chances de receber um serviço ruim serão diminuídas.

A Handle é uma fornecedora de produtos de cadeia fria voltados para as áreas de medicina fetal e saúde reprodutiva. Por conta da importância e fragilidade dos itens manuseados nessas áreas, ela é uma empresa que preza pela qualidade e integridade dos seus itens.

Assim, entendendo a importância do transporte de produtos para clínicas com segurança, a Handle garante a entrega perfeita dos seus itens. Por ser tão importante ter esse cuidado na escolha de um fornecedor, você poderá aumentar a qualidade oferecida pela sua clínica e formar parcerias duradouras com boas empresas.

Que tal conhecer mais sobre o que a Handle pode lhe oferecer? Acesse o nosso site e confira!