Veja quais são as características do óleo mineral no meio de cultura

No trabalho com fertilidade e reprodução assistida, é fundamental atentar às características do óleo mineral no meio de cultura. O óleo de cultura protege os gametas e os embriões durante os processos de ART (Técnicas de Reproducao Assistida). A pureza do óleo é fundamental para proteger o desenvolvimento do embrião e gerar resultados consistentes.

A ideia do meio de cultura é oferecer os nutrientes necessários ao embrião, assim como ele encontraria no corpo humano. O óleo mineral, por sua vez, proporciona uma barreira entre o meio de cultura do embrião e o ar, para impedir a evaporação e minimizar as flutuações do pH, da temperatura e da osmolalidade.

Fica claro, portanto, que é necessário usar as características do óleo mineral em meio de cultura a seu favor. Para explicar como fazer isso, apresentamos as dicas da bióloga da Handle, Karina Rilo. Veja!

Quando usar óleo mineral no meio de cultura?

O óleo mineral é utilizado sempre que há um meio de cultura necessário para a reprodução assistida. De acordo com a bióloga, é necessário utilizá-lo em todos os procedimentos, porque os óvulos e embriões são colocados em placas de cultivo e precisam ser protegidos. “Esse óleo é uma proteção entre o meio de cultura, onde se encontra o óvulo/embrião, e o ar, seja com o do ambiente externo, seja com o da incubadora”, confirma.

Em termos de composição, qualquer óleo deriva do petróleo. A diferença é que o produto voltado para a reprodução humana passa por vários refinamentos até se tornar propício à fertilização in vitro. A partir disso, ele tem a função de formar uma barreira entre o embrião e o ar, a fim de impedir a evaporação e minimizar flutuações.

Quais são as características do óleo mineral no meio de cultura?

Para garantir altos padrões de pureza, o óleo de cultura precisa ser

rigorosamente testado antes, durante e depois da fabricação. Segundo Karina, o grau de pureza é importante, porque o produto com qualidade inferior não protege o embrião e ainda é capaz de prejudicá-lo.

Devido à natureza do óleo mineral e suas propriedades químicas, existe uma chance de formação de peróxido e valores altos de  peróxido podem afetar as taxas de fertilização, clivagem e desenvolvimento de blastocistos..

Para se evitar valores altos de peróxido, o produto precisa de alguns cuidados.  Se ficar em temperatura ambiente, com incidência de luz ou muita oxidação, tenderá a ficar pobre. Em outras palavras, a peroxidase aumenta e prejudica o processo de desenvolvimento dos embriões.

Por isso, o óleo é um produto importante no laboratório, que precisa ser puro, altamente refinado, refrigerado e armazenado em pequenos frascos. “Os frascos grandes, quanto mais abrimos, mais oxigênio entra. Além disso, é necessário ficar protegido da luz. Ao armazenarmos o óleo dessa forma, evitamos ao máximo o aumento da peroxidase”, ressalta a bióloga.

Quais os benefícios do óleo mineral no meio de cultura?

No geral, todos os óleos formam uma barreira de proteção aos embriões durante o processo de reprodução. A diferença é que um produto com qualidade inferior pode prejudicar o desenvolvimento embrionário. Por isso, os fabricantes devem realizar vários testes de toxinas e os laboratórios precisam se preocupar com a proteção do calor e da iluminação.

Outros benefícios apresentados pelo óleo mineral no meio de cultura são:

·        Impedimento à evaporação dos meios de cultura, devido à formação de uma barreira protetora entre o embrião e o ar;

·        Redução da variação de osmolaridade, já que o estresse osmótico é controlado pela manutenção de um microambiente estável;

·        Preservação do pH e da temperatura da gota, justamente pela estabilidade proporcionada.

Como fazer a conservação do óleo mineral?

Como a bióloga Karina Rilo destacou, “todos os óleos vêm da mesma fonte”. Contudo, até os recipientes de metal prejudicam sua qualidade. Portanto, nada com esse material deve ser usado durante o processo de fabricação do produto, desde a busca no fornecedor até o refinamento.

Ainda existem outros cuidados necessários para manter as vantagens do óleo mineral no meio de cultura. Eles são:

·        Tamanho do frasco: há fornecedores que trabalham com embalagens de 500mL, mas isso leva a abrir várias vezes o produto e prejudica suas características. Por isso, é melhor optar por um kit com dois frascos de 50mL;

·        Recipiente que protege da luz: é melhor guardar dentro da geladeira de 2 a 8 graus.

·        Metal durante a fabricação: usar esse item na embalagem ou nos equipamentos leva à aceleração do peróxido. Por isso, é importante estar ausente do processo;

·        Cadeia de suprimentos: exercer um monitoramento cuidadoso é necessário para proteger o óleo, tanto na parte de armazenamento quanto na verificação da data de validade e outras informações.

O que é melhor: óleo parafinado ou mineral?

Segundo a bióloga especialista da Handle, existe uma polêmica sobre o uso do óleo parafinado x óleo mineral. No entanto, existe uma diferença, conforme aponta.

Nós sabemos que a diferença é a farmacopeia na qual o produto é registrado. Se for europeia, terá a classificação de parafina. Já em uma americana, terá a especificação de óleo mineral.

No caso da marca Cook MedicalTM, o registro foi feito nas duas farmacopeias, ou seja, americana e europeia, recebendo a classificação de óleo leve/parafina leve.

Com isso, o óleo obedece às duas características. É, portanto, um óleo mineral, mas também uma parafina, porque a separação entre eles é bem sutil. A diferença está nas cadeias químicas.

Com isso, as características do óleo mineral no meio de cultura são de qualidade e oferecem uma proteção maior a embriões, gametas e zigotos. O resultado é o impedimento de formação à peroxidase e a proteção contra luz e calor.

Por isso, a Handle utiliza o produto da Cook MedicalTM. Com essa parceria, a fertilização in vitro humana tem maior taxa de sucesso e sua clínica trabalha com um produto diferenciado e eficiente.

Agora que você conhece as características do óleo mineral no meio de cultura, entende por qual motivo deve investir em um produto de qualidade. É preciso contar um fornecedor de confiança para ter um suporte adequado ao seu trabalho.

Então, sua clínica está preparada para ter melhores resultados a partir da eficiência dos produtos? Entre em contato com a Handle e converse com nossos especialistas. Você conhecerá outros diferenciais e saberá por que vale a pena investir nessa parceria estratégica.